Como acelerar a retomada do turismo pós-pandemia?

Luciana Carla Sagi - Denise Levy - Juliana Bettini

Luciana Carla Sagi - Denise Levy - Juliana Bettini

Buscar formas de recuperar o setor do turismo dos fortes impactos da pandemia de COVID-19 foi uma preocupação presente nos estudos realizados, ainda em 2020, por meio da cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo (SETUR).

O foco inicial do trabalho estava em consolidar estratégias de aceleração, considerando não só a possibilidade de reconversão para dinâmicas mais sustentáveis de desenvolvimento turístico, como a adoção de uma matriz de tomada de decisão que permitisse priorizar ações.


Foram usados como referencial o modelo de gestão de crises no turismo proposto por Faulkner, além de orientações estabelecidas em nível internacional para a gestão específica da crise causada pela pandemia de Covid-19, tanto pela Organização Mundial do Turismo como pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Estes referenciais permitiram que fosse feita uma leitura da situação e um desenho das recomendações que seriam discutidas durante a elaboração do plano de retomada. Continue lendo…


WiConnect é a plataforma georreferenciada do Grupo BID que permite saber quem faz o quê, onde e como na América Latina e no Caribe com o objetivo de avançar para o crescimento sustentável dos países. Se você ainda não faz parte desta comunidade, REGISTRE sua organização AGORA. Você poderá acessar mais conteúdo premium, descobrir bolsas de estudo e oportunidades de financiamento, conectar-se com potenciais aliados para seus projetos de desenvolvimento e tornar sua organização visível.
Luciana Carla Sagi - Denise Levy - Juliana Bettini

Luciana Carla Sagi - Denise Levy - Juliana Bettini

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Junte-se ao WiConnect