Como o edutainment pode ajudar crianças e adultos a aprender brincando

 Alejandra Luzardo - Martin Inthamoussu - Eliana Prada

Alejandra Luzardo - Martin Inthamoussu - Eliana Prada

Em tempos em que as crianças crescem acostumadas aos ambientes digitais e quando a união entre brincadeira e tecnologia vem naturalmente, surgem novas oportunidades para os criadores de conteúdo e entretenimento digital. Aqueles que fazem parte da indústria criativa podem promover o desenvolvimento de melhores experiências lúdicas e educacionais através do que é conhecido como edutainment (ou edutretenimento).

 

O surgimento desse novo setor pode ajudar a enfrentar o desafio de transformar os sistemas educacionais na América Latina e no Caribe (ALC), uma condição necessária para dar às novas gerações as ferramentas de que necessitam para prosperar no século XXI.

O que é edutainment?

Há alguns anos, temos testemunhado o surgimento de um novo setor chamado edutainment (edutretenimento), considerado um gênero híbrido que se baseia em material visual, narrativas e formatos de jogo, com um componente de inovação sempre presente.
O edutainment propõe experiências educacionais baseadas em videogames, aplicativos interativos, realidade virtual e streaming.
Estas novas propostas, que estão permeando as fronteiras da ALC ao serem incorporadas ao setor criativo têm um enorme potencial para gerar um alto impacto socioeconômico. A criação destes serviços e produtos geralmente requer o uso de videogames, aplicativos móveis, websites, software, conteúdo do YouTube, redes sociais e interações via streaming.
Em 2020, mais da metade dos países utilizaram plataformas digitais na educação básica, o que permitiu a adoção de novos mecanismos educacionais associados à digitalização. Essas adaptações têm promovido a educação a distância e o uso de ferramentas que a potencializam, como o storytelling, que envolve criar, adaptar e contar uma história para se conectar com o público e para que a mensagem seja transmitida da forma mais eficaz possível.
Além disso, 96% das empresas que participaram do estudo ‘Edutainment: tendências e estratégias digitais‘ reconhecem que uma aliança com o cinema e a televisão seria favorável para desenvolver e fortalecer o setor. Acredita-se inclusive que o próximo unicórnio no mundo dos negócios será uma startup que combine abordagens inovadoras de entretenimento com aplicações concretas de ensino e aprendizagem, ou seja, edutainmentContinue lendo…

WiConnect é a plataforma georreferenciada do Grupo BID que permite saber quem faz o quê, onde e como na América Latina e no Caribe com o objetivo de avançar para o crescimento sustentável dos países. Se você ainda não faz parte desta comunidade, REGISTRE sua organização AGORA. Você poderá acessar mais conteúdo premium, descobrir bolsas de estudo e oportunidades de financiamento, conectar-se com potenciais aliados para seus projetos de desenvolvimento e tornar sua organização visível.
 Alejandra Luzardo - Martin Inthamoussu - Eliana Prada

Alejandra Luzardo - Martin Inthamoussu - Eliana Prada

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Junte-se ao WiConnect