Como apoiar a reciclagem inclusiva na América Latina e no Caribe

German Sturzenegger - Natalia Espinola

German Sturzenegger - Natalia Espinola

Na América Latina e no Caribe, 231 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são gerados por ano. Isso equivale a 0,99 quilos por pessoa, por dia. Menos de 5% desses resíduos são reciclados.

A coleta e classificação do material reciclável nos países da região é realizada principalmente por recicladores de base, conhecidos como catadores ou coletores. Estima-se que 2 milhões de pessoas trabalhem nessa atividade na América Latina e no Caribe. Essas pessoas são responsáveis por até 50% da recuperação de material reciclado na região.
15 anos após o I Encontro Mundial de Recicladores, a plataforma Latitud R celebrou o Dia Mundial dos Recicladores no evento Oportunidades e Desafios da Reciclagem Inclusiva na América Latina e Caribe (ALC), onde foram discutidos os avanços e desafios da reciclagem.
No evento, que celebrou a atividade dos catadores, foi destacado como a narrativa está mudando. Historicamente, os recicladores eram vistos como um problema a ser resolvido ou mesmo eliminado. Atualmente, sempre com nuances dependendo do país ou da cidade, os recicladores de base são cada vez mais vistos como parte da solução para o desafio da gestão de RSU e como atores-chave na transição para uma região mais circular.

 

Reconhecendo o valor do reciclador

Grande parte das regulamentações e políticas relacionadas à gestão de RSU contemplam e antecipam a possibilidade de contratação de recicladores, integrando-os aos sistemas de gestão de RSU e reconhecendo o serviço ambiental que eles prestam.
A mesma dinâmica é observada no setor privado. A cada dia mais empresas consideram o reciclador um parceiro na hora de reaproveitar materiais. Esses avanços são, em parte, resultados dos crescentes níveis de organização e profissionalização dos catadores, algo que também deve continuar sendo promovido no setor, já que atualmente apenas 10% deles fazem parte de algum tipo de cooperativa ou organização. Continue lendo…

WiConnect é a plataforma georreferenciada do Grupo BID que permite saber quem faz o quê, onde e como na América Latina e no Caribe com o objetivo de avançar para o crescimento sustentável dos países. Se você ainda não faz parte desta comunidade, REGISTRE sua organização AGORA. Você poderá acessar mais conteúdo premium, descobrir bolsas de estudo e oportunidades de financiamento, conectar-se com potenciais aliados para seus projetos de desenvolvimento e tornar sua organização visível.
German Sturzenegger - Natalia Espinola

German Sturzenegger - Natalia Espinola

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Junte-se ao WiConnect