INSTITUTO MONITORAMENTO MIRIM COSTEIRO

Iniciou em 2012, um Programa Pioneiro de Educação Socioambiental/Monitoramento Mirim Costeiro no município de Garopaba-SC-Brasil, onde as crianças do 4º e 5º ano de escolas públicas tornam-se pesquisadoras e monitoras mirins do litoral onde vivem. Assim, conhecem na prática as características desse ecossistema e a preservar as riquezas socioculturais e ambientais. Em 2017, o MMC foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e recebeu o Prêmio América Latina Verde.
2018
Año de fundación
10 - 50k
Presupuesto anual promedio USD

1-10 empleados
Sector/es
Educación · Medio Ambiente / Desastres Naturales · Cambio Climático y Sostenibilidad
Participación en eventos
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
¿Qué han alcanzado hasta ahora y cuáles son los próximos pasos?
Desde 2012, certificamos 2.240 Monitores Mirins Costeiros do 4º e 5º ano de 12 Escolas Municipais de Garopaba-SC- BR. Realizamos 204 saídas a campo para o monitoramento das praias, 295 oficinas nas escolas, instalamos 22 placas educativas nas principais vias de acesso das praias. Somando as ações educativas realizadas todos os anos nas escolas, na sede do IMMC, em eventos e nas praias durante as temporadas de verão em Garopaba (SC), até hoje foram impactadas mais de 35 mil pessoas.
¿Cómo se aseguran de que están haciendo las cosas bien?
Fazemos relatórios das atividades, avaliações com os professores e diretores das escolas. Também temos uma newsletter onde publicamos todas as informações e atividades da Instituição, bem como em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Blog).
¿Cuáles son los compromisos sociales y ambientales a los que se adhieren?
Fazer com que as crianças sejam os agentes de transformação de uma nova consciência de cuidados e respeito ao meio ambiente e a todas as formas de vida. Nossa missão é formar uma Rede de Guardiões Mirins do Oceano.
¿Cómo se identifican los miembros de tu organización?
As crianças são incentivadas a vivenciarem de forma integral e conviver com as diferenças entre os grupos. Meninos e meninas participam juntos das atividades, crianças com poder socioeconômico mais favorável realizam as atividades juntamente com as crianças com vulnerabilidade social.
Información adicional
Nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia do COVID-19, passamos a realizar cursos, lives no Instagram e Zoom, seminários, participação em eventos on-line. O atendimento na sede, onde temos o Mini Museu do Mar, passou a ser regulamentado pelas normas sanitárias da OMS, além dos decretos municipais e estadual. Abrimos em dias e horários específicos com tempo de visitação de 15min e entrada somente com máscara e utilizando álcool gel no ingresso do espaço educativo.
> VIDEOS

Institucional Sede.

Histórico do IMMC

> PROYECTOS

Mini Museu do Mar

Educación · www.monitoramentomirimcosteiro.com.br

Visitas guiadas ao Mini Museu do Mar, de forma presencial (respeitando as orientações sanitárias da OMS) e em forma de tour virtual, realizada por equipe técnica.

Presupuesto
> 50 -100k
Financiado por
Empresas locais

55 48 991904096

Rua Aderbal Ramos da Silva, 46 - Centro Histórico / Garopaba / 88495000 / Santa Catarina / Brasil

Compartir