Quais são as habilidades e os empregos verdes na América Latina? O que diz o LinkedIn

Oliver Azuara - Mariana Alfonso - Mauricio Mondragón

Oliver Azuara - Mariana Alfonso - Mauricio Mondragón

Altas temperaturas, secas e escassez de água são alguns dos efeitos das mudanças climáticas que observamos no planeta ao longo de 2022. A mudança climática está exigindo um progresso acelerado em direção a economias mais sustentáveis.

 

A redução da pegada de carbono e um maior respeito pelo meio ambiente serão alcançados se, por um lado, as atividades econômicas tradicionais melhorarem seus processos para agregar valor, tornando-os mais sustentáveis ​​e, por outro, criarem novas atividades ligadas à descarbonização e à sustentabilidade ambiental. Em outras palavras, nos próximos anos haverá um crescimento na demanda por habilidades e empregos verdes.

Mas o que são habilidades e empregos verdes e o que os dados do LinkedIn nos dizem sobre suas características na América Latina? Primeiro, não há uma definição universal desses conceitos. Empresas e organizações no mundo estão começando a definir parâmetros para classificá-los. É o caso da plataforma LinkedIn, que desenvolveu diferentes conceitos para analisar tendências em empregos verdes, incluindo habilidades, empregos e talentos verdes.

Categorias de habilidades e empregos verdes de acordo com o LinkedIn

A plataforma de emprego define três categorias de habilidades de acordo com o nível de sustentabilidade que implicam. Estes são:

1. Habilidade verde
Diretamente relacionado com atividades que promovem a sustentabilidade (por exemplo, prevenção da poluição).

2. Habilidade ambivalente
Pode ou não ser usada para sustentabilidade (por exemplo, gerenciamento de frota).

3. Habilidade adjacente
Pode apoiar a aquisição de habilidades ecológicas básicas e ambivalentes (como biologia).

Com base nessas definições, o LinkedIn classifica as vagas postadas pelos usuários de sua plataforma em quatro categorias:

4. Emprego verde
Não pode ser feito sem amplo conhecimento de habilidades verdes (por exemplo, consultor de energia solar).

5. Emprego enverdecido (greening)
Pode ser feito sem habilidades verdes, mas geralmente requer algumas habilidades verdes.

6. Emprego com potencial verde
Pode ser feito sem habilidades verdes, mas ocasionalmente requer algum nível de habilidades verdes (por exemplo, gerente de logística).

7. Emprego não verde
Não requer habilidades verdes (por exemplo, especialista em marketing).

Essa classificação de habilidades e empregos verdes ajuda a identificar os talentos verdes, compostos por membros do LinkedIn que adicionam pelo menos uma habilidade verde ou têm um emprego verde. No entanto, embora essas definições não coincidam exatamente com as utilizadas por outras organizações, elas permitem que você acompanhe sua trajetória nos mercados de trabalho mundiais. Continue lendo…


WiConnect é a plataforma georreferenciada do Grupo BID que permite saber quem faz o quê, onde e como na América Latina e no Caribe com o objetivo de avançar para o crescimento sustentável dos países. Se você ainda não faz parte desta comunidade, REGISTRE sua organização AGORA. Você poderá acessar mais conteúdo premium, descobrir bolsas de estudo e oportunidades de financiamento, conectar-se com potenciais aliados para seus projetos de desenvolvimento e tornar sua organização visível.
Oliver Azuara - Mariana Alfonso - Mauricio Mondragón

Oliver Azuara - Mariana Alfonso - Mauricio Mondragón

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Junte-se ao WiConnect